quarta-feira, 11 de março de 2009

Panqueca do Alemão

Nós temos aqui em Porto Alegre, São Leopoldo e alguns outros lugares um restaurante muito interessante e gostoso que é o Panquecas do Alemão, é basicamente – como sugere o nome - panquecas com os mais diversos sabores. Então tive a idéia de fazer uma parecida.
Novamente foi um dia que preparei rápido, então não teve medidas e poucas fotos para dar detalhe, mas já ajuda as que eu tirei. O recheio pode ser do que vocês quiserem, mas eu fiz de molho branco com brócolis e bacon.

Massa das Panquecas

2 ovos
Umas 3 xic de Leite
1 xic Farinha de trigo
½ xic Óleo
Pitada de sal

Recheio

1 cebola
Farinha de trigo
Leite
2 tipos de queijo
Brócolis
Bacon

Fazendo a massa:

Junta todos os ingredientes no liquidificador e bate, a consistência é o que mais importa, tem que fica bem espesso, para deixar mais líquido ou menos líquido, basta variar a quantidade de leite ou farinha,
Depois esquente uma frigideira bem grande, ou como no meu caso, esquentei uma pedra de assar pizza, passe pelo menos na primeira panqueca uma camadinha de óleo em cima da pedra. Depois com a pedra já quente despeje parte do líquido do liquidificador e vá espalhando com auxílio de uma espátula “lambe-lambe” ou um rodinho de cozinha. Lentamente ela começa a se soltar da frigideira/pedra, ajude com uma espátula soltando as bordas. Para virá-la e assar dos dois lados, eu virei usando duas espátulas de pizza. Usem a imaginação ou tentem assim também. Depois é só colocar o recheio no centro e empacotar no formato de um retângulo ou quadrado, para ficar bem firme, vire uma borda e mantenha por um tempo pressionado, repetindo nas outras 3 pontas, depois vire todo o conjunto e deixe assar mais um pouquinho. Fica com um ótimo aspecto.

Fazendo o Recheio:

Para ajudar na montagem então, vamos fazer as 3 partes do nosso recheio separadas, ai cada um coloca o quanto de cada um quiser na sua panquecas. Para o bacon, basta picar e fritar. Os brócolis, picar e cozinhar no vapor durante 1 minuto no microondas, se não tiver aquele pote específico para isso, basta furar a base de um pote plástico e colocá-lo suspenso acima de outro pote com um pouquinho de água, ai ela ferve e vai cozinhando o brócolis, fácil e prático.
O molho branco começamos fritando a cebola na manteiga, quando ela estiver bem amarelinha, colocar um tanto de farinha de trigo, ai deixa mais um pouco no fogo e adiciona um copo de leite morno. Tu já vai notar que fica um creme, por que vai dissolvendo a farinha que está na cebola, ai é só adicionar 2 queijos picadinhos da sua preferência e dar um tempo cozinhando para eles derreterem, deixe uma consistência não muito líquida para não escorrer da panquecas, o bom é grudento heheh!

A foto da pedra fazendo a panqueca e a foto final, foi a única coisa que consegui!
Esperam que tenham gostado.

Abraços.




Um comentário:

  1. Pelo preço teria que ter um ótimo atendimento e as panquecas demoram 45 minutos para chegar a mesa. e se aquilo é panqueca ja não sei de mais nada. nunca mais volto nesse lugar. PANQUECAS DO ALEMÃO DE PORTO ALEGRE / RS

    ResponderExcluir