segunda-feira, 13 de abril de 2009

Instrução de Higiene Bucal

Esse é um dos primeiros temas que aprendemos  na faculdade, alguns infelizmente ainda não dão à este procedimento a devida importância, tanto colegas quanto pacientes. É bastante frequente ao realizarmos uma avaliação e explicarmos que existe a necessidade de uma consulta de instrução de higiene ouvirmos a seguinte exclamação. "Mas eu escovo os dentes 3x ao dia" ou alguma coisa do tipo. Então, com algum esforço e mostrando os locais com acúmulo de placa as pessoas entendem que talvez seja possível melhorar os padrões de higiene. Precisamos entender que a origem dos problemas bucais não é devido ao uso demasiado de antibióticos durante a infância, que os dentes são fracos ou que os dentes estragam durante a gravidez. A origem de quase todas as doenças bucais (sim, cárie é doença) é a deficiência no controle de placa, ou seja, o sujeito não sabe ou não consegue escovar os dentes direito.

Você já se questionou quem lhe ensinou a escovar os dentes?

Aposto que foi a sua mãe! Agora tente lembrar como é a saúde bucal dela..... prótese total? muitos dentes perdidos? dentes frouxos ou cáries recorrentes ?
É bastante possível que a sua mãe possua ou tenha possuído muitos problemas bucais e talvez ela não tenha ou não tivesse a instrução necessária para ensinar ao filho a melhor maneira de escovar os dentes. Então é possível que você esteja hoje com 30 anos, sofrendo de algum problema bucal e ainda não descobriu por que eles acontecem. Então eu te respondo, você provavelmente não está escovando bem os dentes.

O próximo artigo de odontologia será dando dicas e "segredos" da escovação dental, VOLTAREMOS! Hehehe. 

Obs: Procure seu dentista e pergunte como anda a sua higiene!

Josué Nolde
Qualquer dúvida entre em contato!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário