quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pastel de Banana com Chocolate

Boa dia leitores, meu pai atualmente não mora comigo, ele trabalha em São Paulo e o resto da família mora em Porto Alegre, ele costuma nos visitar em alguns finais de semana e num desses resolvi recebê-lo com um agrado, fiz um pastel de banana com chocolate, é muito bom! Essa receita eu tirei de um livro de receitas de doces da Nestlé, é bem antigo tem uma variadade incrível de receitas muito bem explicadas. O primeiro doce que cozinhei eu tirei dele, um pudim! Hehehe! Consegui desvendar “os mistérios” do banho-maria. Me interessei pela culinária principalmente por que eu adoro comer, minha mãe não costumava fazer doces, então alguém precisava preencher essa lacuna, peguei este livro e comecei a praticar. Depois disso foi um passo para começar a cozinhar pratos salgados, minha mãe me ensinou muita coisa enquanto eu esperava o início das aulas da faculdade. Bom, quanto a esta receita, ela não é difícil de fazer, mas a parte de fazer a massa, abri-la e cortá-la no formato dos pasteis é meio demorado, caso esteja com preguiça, compre a massa pronta e só faça o recheio que a parte mais fácil.

INGREDIENTES

Massa:
500g de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de sopa cheias de manteiga
Salmoura (1 copo de água com uma colher de chá de sal)
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Recheio:
3 bananas nanicas
1 colher de sopa de suco de limão
1 lata de leite condensado
½ xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela
2 gemas
1 colher de sopa rasa de manteiga

PREPARO


Numa tigela grande adicione a farinha, faça um buraco no meio e adicione os ovos e a manteiga, comece a misturar vá adicionando lentamente a salmoura enquanto mistura e amassa, até formar uma massa lisa e macia, cuba com um pano ou guardanapo e deixe descansar por 1 hora. O recheio começamos picando a banana em pedaços pequenos e regando esses pedaços com suco de limão para que eles não ficam escurecidos, leve metade do leite condensado ao fogo baixo com o achocolatado, canela e as bananas (escora se ficar excesso de suco de limão antes de juntar com os outros ingredientes), deixe por uns 15 minutos no fogo mexendo bastante para não queimar, a parte bata o restante do leite condensado com as gemas e a manteiga, adicione ao creme que está na panela e mantenha no fogo mexendo até ficar um creme consistente. É como se fosse um negrinho (brigadeiro) com banana.

Agora basta abrir a massa e cortar em rodelas, para cortar pode usar um copo, eu usei as formas que usei pra o cheese cake, que fica um pastel maior, caso faça muito pequena o rendimento aumenta e o trabalho também, por isso resolvi fazer um pastel maior. Coloque o recheio dentro das circunferências de massa, feche e aperta as bordas com um garfo. Esquente o óleo, frite e polvilhe os pastel com uma mistura de canela e açúcar, como para um bolinho de chuva. Sirva bem quentinho com um café! Hehehe! Alegria garantida. Segue as fotos. Qualquer dúvida só mandar um comentário. O próximo post será sobre a escolha da escova de dentes, aguardem.



Ingredientes, ingredientes prontos para serem misturados, massa pronta e pilha de circunferências de massa.
Nessa foto, note os potinhos medidores, eles vem com as seguintes medidas 1 xícara, 1/2xícara e 1/4 de xícara, e ainda o quanto equivale em gramas de tudo que é ingrediente, isso não é dificil de encontrar e ajuda bastante para seguir corretamente as receitas.

Mesmo tendo uns pasteis deformados fica bem bonito!


O mais bonito ficou para a foto! hehehehe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário