sábado, 2 de maio de 2009

Bife Enrolado e Purê de Batata com Gorgonzola

Boa dia pessoal. Fiz este prato durante a semana, felizmente ainda tenho um bom tempo livre e gosto de cozinhar quando posso durante a semana. Como tinha bastante bacon e pimentão na geladeira, resolvi usar uma coxão de dentro para fazer um prato que a minha mãe fazia muito quando eramos crianças. Bife enrolado, geralmente com cenoura e bacon dentro, acompanhado de purê de batata, que é muito bom de comer com o molho espesso que fica da carne. É uma receita bem tradicional e tenho certeza que todo mundo vai gostar. É bem fácil de fazer.

Ingredientes:

- Um carne da sua preferência. Pode ser patinho, coxão de dentro, alcatra ou filé mignon, depende o que estiver disponível e o quanto quiser gastar hehehe, como a carne vai a panela de pressão mesmo uma carne mais dura vai ficar bem macia.
- Fatias de Bacon.
- Fatias de Pimentão.
- Palitos de dente.
- Barbante.
- Caldo de carne.
- Tempero alho e sal.
- Paprica Picante
- Uma cebola média.

Modo de fazer:

Fatie a carne em bifes. Passe o tempero alho e sal em todo um lado do bife, para realçar o gosto de pimentões eu coloquei páprica picante também. Os pedaços precisam ter um tamanho mínimo para serem enrolados, acho que uns 5 dedos de largura é o mínimo. Coloque então uma fatia de bacon e uns pedaços de pimentão no centro do bife, enrole e prenda nessa posição com um palito de dente. Há quem deixe com uns 3 palitos e faça o cozimento assim mesmo (inclusive minha mãe), mas eu acho dificil de remover e tem o perigo de ficar alguma lasquinha do palito, então resolvi após colocar o palito amarra-lo com um barbante e remover os palitos. Além de ficar mais "fechado" resolveu o problema do palito. Depois disso basta esquentar o óleo na panela de pressão e fritar os bifes deixando eles bem corados. Depois disso adicione a cebola picada, vai iniciar a formação do molho, adicione o tempero que preferir e é legal usar um ou dois cubos de caldo de carne para cobrir a carne de água. Podemos então fechar a panela e deixar na pressão por uns 30 minutos. Depois disso podemos abrir e engrossar o molho deixando evaporar. Pronto! A carne fica muito macia e saborosa.


Carne com o "recheio" dentro.

Pacote pronto preso com um palito.


Carne amarrada, pronto para ir para a panela.
Os bifes dentro da panela de pressão, deixe eles bem fritos jogando na panela quando a gordura já estiver quente. A aparência fica bem melhor.

Bom, para completar o prato precisamos do purê.

Ingredientes:

-3 batatas grandes
- leite
- manteiga
- gorgonzola

Modo de Fazer:

Descasque as batatas e corte em 4 pedaços, cubra com água dentro de uma panela que pode ser de pressão e cozinha-las na pressão durante uns 20 minutos. Espremer as batatas e batê-las com um pouco de leite e manteiga. Para dar um sabor diferente eu adicionei pedaços de gorgonzola, ficou muito bom. Não esqueça de salgar. Está pronto. Escolha o ponto dosando a quantidade de manteiga e leite. Se ficar muito líquido pode adicionar um pouco de farinha de trigo para deixar mais consistente.





Prato finalizado! Balanceado e gostoso! hehehe!
Espero que tenham gostado
Abraços
Josué Nolde




Nenhum comentário:

Postar um comentário